Data | 16/09/2011 |
De | Jeanne do Amaral |
Assunto | “Educação não é Fast-Food” |
Educação não é Fast-Food, e nunca será. Se o fosse? Que bom seria, já que essa comida estaria chegando a muita gente. Como diria a banda de rock nacional, Titãs. A gente não quer só comida, a gente comida, diversão e arte; a gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte. Você tem fome de que? Você tem sede de que?
Tem muita gente que tem fome de estudar e não tem onde saciar essa fome. O EAD tem matado essa fome de uma boa parte de gente. Pessoas que não tinham como estudar por “n” motivos. Não importa qual! Família, dinheiro, tempo, seja lá o que for!
Segue um trecho do código de ética do Serviço Social, dos Princípios Fundamentais.
• Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;
• Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;
Democracia pode quer dizer também respeito aos direitos civis e individuais do cidadão. Cabe ao cidadão escolher onde e como estudar e cabe ao estado (representado pelo MEC) a fiscalização e controle que são prerrogativas constitucionais no sentido de verificar a qualidade do conteúdo que vem sendo aplicado.
O CFESS está preocupado com a qualidade do ensino?Ora vejam! Acho essa questão até mesmo hilária, já que enquanto estive estudando em universidade presenciai, eles nunca lá apareceram para assistir se quer uma única aula.
—————
Data | 08/10/2011 |
De | Josane Anethe |
Assunto | Re:“Educação não é Fast-Food” |
Obrigada Jeanne pela sua contribuição nessa temática.
Acredito que a Campanha do CFESS cumpriu seu papel, que é de colocar na pauta de debate a questão da qualidade do que é oferecido hoje em termos de
EaD. Mas também levantou outros "nos" que deverão ser debatidos pela sociedade e todos os envolvidos no processo.
Nosso posicionamento deve ser o de que o debate é importante, desde que realizado com respeito e ética.
Um abraço.
Att.,
Josane Anethe
—————
Data | 04/09/2011 |
De | José Filho |
Assunto | EAD |
Olá a tod@s companheir@s;
Sou José Filho, Estudante de Serviço Social Anhanguera-Uniderp, 4ª semestre, Pólo Boa Viagem/Ceará.
O espaço aqui aberto é essencial para ampliarmos nossa discurssão frente a Educação a Distância, buscando tê-la como meio propositivo, contribuitvo e gradual no processo de ensino-aprendizagem. Gosto de dizer que a EAD rompe barreiras e forma novos conceitos, pois a mesma exigir concomitantemente do estudante, leitura,investigação, debate e o próprio estudo em geral.
—————
Data | 14/09/2011 |
De | Josane Anethe |
Assunto | Re:EAD |
Olá, José.
Primeiramente, agradeço sua participação neste espaço.
Em segundo lugar, acho fundamental sua contribuição neste espaço enquanto estudante de um curso a distância.
E você tem razão em relação as exigências da EaD. Sem que haja um compromisso e responsabilidade pessoal desse acadêmico/a, não será possível um processo de ensino-aprendizagem com a qualidade que defendemos.
Um abraço, e espero outras contribuições suas aqui.
Att.,
Josane Anethe
—————
Data | 03/09/2011 |
De | Ana Luíza |
Assunto | ana.luiza@hospitalespanhol.com.br |
Sou aluna da Faculdade Anhanguera-Uniderp, pólo Joana Angélica, Salvador/Bahia, 4º semestre.
Concordo plenamente com a sua colocação, tem muita gente que não conhece e é contra a EaD, sem ter o mínimo conhecimento sobre o tema!! Isso tem que acabar.
Grande abraço!!
Luíza.
—————
Data | 14/09/2011 |
De | Josane Anethe |
Assunto | Re:ana.luiza@hospitalespanhol.com.br |
Olá, Ana Luiza.
Grata pela sua contribuição aqui. Vejo como fundamental que os debates em torno da EaD não ocorram apenas entre os que estão envolvidos enquanto tutores presenciais, a distância, professores EaD, gestores, e os que se colocam contra sem mesmo conhece-la.
É importante que aqueles/aquelas como você e outros que são os envolvidos diretamente no processo porque são o produto, digamos assim, participem e tenham voz e vez nesse debate. Que falem por vocês e não permitam que apenas outros atores falem em nome de vocês e por vocês.
Um abraço e espero que você participe mais.
Att.,
Josane Anethe
—————
Data | 26/08/2011 |
De | Valesca Santos |
Assunto | Debate |
Boa tarde!
Concordo com as colegas, sem debate não se constrói um bom conhecimento. Criar nossos paradigmas a partir dos diversos pontos de vista é uma atividade social que nos enriquece muito.
Agradeço a Josane pela abertura deste espaço e a parabenizo pelo material aqui exposto!
Abraços fraternos!
—————
Data | 14/09/2011 |
De | Josane Anethe |
Assunto | Re:Debate |
Olá, Valesca.
Você sintetizou brilhantemente:"sem debate não se constrói um bom conhecimento" e eu acrescento, " sem debate não se constrói democracia e participação". Pressupostos de uma sociedade livre e democrática.
Eu que agradeço pela sua contribuição e espero outras contribuições.
Um abraço.,
Att.,
Josane Anethe
—————
Data | 10/08/2011 |
De | Gilza Medeiros |
Assunto | Conhecer para debater |
Fundamentar adequadamente os temas propostos é muito importante para que se estabeleça uma discussão dialógica, aberta e produtiva.
Vamos aos debates!!!
—————
Data | 10/08/2011 |
De | Josane Anethe |
Assunto | Re:Conhecer para debater |
Obrigada Gilza pela sua participação!
De fato, concordo plenamente com você. Para o debate, antes é preciso estar pré-disposta/o a fazê-lo de forma respeitosa, aberta e ética.
Sem esses pressupostos, não será possível avançar na debate.
Um grande abraço.
Jo
EaD em Debate
—————
—————
—————
—————