Blog

13/09/2011 16:39

DISCUTINDO SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS...

"Se por um lado, as novas tecnologias vêm sendo largamente utilizadas pelo grande capital como poupadoras de mão-de-obra, ocasionando, por conta do tipo de uso social posto em prática, fortes impactos para os trabalhadores, por outro, tais tecnologias, ao trazerem consigo a contraditoriedade do processo social, podem ser apropriadas e utilizadas para atender ou reforçar interesses mais próximos desses mesmos trabalhadores" (Texto na íntegra disponível em:http:https://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_09/contemporanea_n9_09_rveloso.pdf)

Você concorda com a afirmação de Renato Veloso? Poste sua contribuição PARA ESSE DEBATE.

 

13/09/2011 16:09

40º Encontro Nacional reafirma: “Educação não é fast-food”

Campanha foi tema de debate da segunda mesa de evento. Proibição de circulação do material gráfico continua valendo


Mesa-redonda debateu a campanha "Educação não é fast-food" (foto: Diogo Adjuto)

Em um encontro que reúne conselheiros/as e assistentes sociais de base dos CRESS das 27 unidades federativas do país, não podia faltar o debate sobre a campanha “Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social”. E no segundo dia do 40º Encontro Nacional CFESS-CRESS, que acontece em Brasília (DF) entre os dias 8 e 11 de setembro, a temática “Formação com Qualidade” guiou os debates da mesa-redonda da manhã dessa sexta-feira.

O representante do Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES-SN), Francisco Jacó da Silva, deu início aos trabalhos da mesa reafirmando o posicionamento da entidade de que “toda formação básica deve ser presencial, independentemente da profissão”. Assim, ele ressaltou a importância da campanha do Conjunto CFESS-CRESS, ABEPSS e ENESSO para a defesa da educação presencial, pública, laica e de qualidade.

O representante do ANDES enfatizou a importância do ensino presencial para formação do indivíduo, no âmbito pessoal e profissional, enquanto sujeito capaz de fazer uma leitura crítica da realidade e intervir sobre ela. “O Ensino à Distância (EaD) não permite a interação humana, fundamental no processo educacional”, completou. 

Jacó fez também críticas à maneira como o governo brasileiro vem tratando a política de educação, dando destaque à precarização das condições de trabalho dos/as docentes. Nesse sentido, o representante do ANDES fez questão de ressaltar a campanha nacional pela Aplicação de 10% do PIB na Educação Pública, que o CFESS ingressou em julho deste ano.


Francisco Jacó, do ANDES-SN, defendeu: “toda formação básica deve ser presencial, independentemente da profissão” (foto: Diogo Adjuto)

Em seguida, a estudante de Serviço Social e Coordenadora Nacional de Formação Profissional da ENESSO, Rayara Fernandes, falou da impossibilidade de tratar do tema “Educação com qualidade” sem analisar a conjuntura neoliberal capitalista. “Este sistema econômico privilegia o capital, por isso não nos atende”, afirmou. Ela também questionou a graduação à distância em Serviço Social, afirmando que o modelo não garante a formação profissional necessária do/a profissional para uma intervenção crítica da realidade.

Para finalizar, a representante da ENESSO ressaltou a campanha “Educação fast-food”, explicando que a mesma é extremamente assertiva ao criticar o modelo de educação adotado pelo Estado, que legitima o ensino aligeirado para atender o capital.

A coordenadora nacional de Graduação da ABEPSS, Maria Helena Elpídio, abordou o tema no âmbito das diretrizes curriculares da Associação, defendendo o “projeto de formação profissional com qualidade como componente de materialização e enraizamento do Projeto Ético-político”.

Para Maria Helena, o debate sobre a qualidade da formação profissional possui alguns pressupostos que devem ser ressaltados, como a educação enquanto princípio formativo e direito universal e a indissociabilidade entre formação e exercício profissional. 

Nesse sentido, a representante da ABEPSS reafirmou o projeto de formação com qualidade do Serviço Social Brasileiro. “Estamos falando da construção de um perfil profissional capaz de decifrar a realidade e intervir de forma crítica e propositiva; de uma realidade social dinâmica e complexa que precisa ser desvelada no exercício de apreensão da totalidade e das contradições que se expressam no exercício profissional ; e, principalmente, de uma ação profissional que considere um conjunto de habilidades que articulem as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa para intervir de forma coerente com o projeto de profissão”, explicou.

Maria Helena também apontou o crescimento da modalidade do ensino à distância como uma das marcas mais evidentes da precarização, mercantilização e negação da educação como um direito, ressaltando assim, a visibilidade que a campanha “Educação não é fast-food” deu à questão.

Para finalizar, a representante da ABEPSS trouxe dados sobre os cursos de graduação à distância. “Hoje são 651 pólos no Brasil, 263 no sudeste e sul; 25 pólos no Norte, sendo 4 no Amazonas. Ou seja, a região Norte continua desprovida”, criticou.

Já a conselheira e coordenadora da Comissão de Formação do CFESS, Juliana Iglesias Melim, atacou a postura do Judiciário brasileiro que, por liminar impetrada pela Associação Nacional dos Tutores de Educação à Distância (Anated), proibiu, desde o último dia 10 de agosto, a veiculação da campanha. “É lamentável que em uma sociedade democrática não seja garantida a liberdade de expressão. Isto é censura. Vamos recorrer para podermos manifestar nossa opinião em defesa de uma política pública que viabilize a educação como direito de todos/as, e não como mercadoria”, afirmou.

Juliana fez questão de destacar que, segundo manifestação jurídica do CFESS, aprovada no último dia 9/9 pelo Conselho Pleno, o alcance da liminar diz respeito somente ao material gráfico, portanto o slogan “Educação não é fast-food” continuará sendo utilizado.

A conselheira do CFESS traçou o histórico do debate do Conjunto CFESS-CRESS acerca do tema até chegar à criação da campanha que, segundo ela, vem reafirmar o posicionamento do Serviço Social em defesa da educação pública, presencial, laica e de qualidade. “Preconceituosa e discriminatória é essa política de governo que destina pouco mais de 3% dos recursos públicos para a educação e mais de 40% para amortização e pagamento de juros da dívida”, disse.

Ao final, Juliana convocou, mais uma vez, os/as assistentes sociais para se mobilizarem e seguirem firmes no posicionamento e na luta para que a educação não seja tratada de forma aligeirada e sem qualidade. Retomando as palavras de Sebastião Salgado, ela afirmou: “os/as trabalhadores produzem a riqueza, mas não usufruem dela, aumentam a produção de bens, mas não podem consumi-los. Desenvolvem novos recursos, mas são relegados/as à formação de um exército de reserva de mão de obra, ou vivem as mazelas do trabalho precário. Porém, somente os/as trabalhadores serão capazes de “criar um mundo novo”, revelar a nova vida, recordar que existe um limite, uma fronteira para tudo, menos para o sonho humano. É tempo de organizar a luta e fortalecer a resistência”, finalizou.

Veja também: Começa o 40º Encontro Nacional CFESS-CRESS

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

13/09/2011 16:06

ANATED consegue liminar para retirar campanha “Educação não é Fast-Food” do ar

Em ação cautelar promovida pela Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância (ANATED), o juiz federal Haroldo Nader, da 8ª Vara da Subseção Judiciária em Campinas - SP, concedeu liminar no último dia 28, determinando a cessação da campanha publicitária “EDUCAÇÃO NÃO É FAST-FOOD - DIGA NÃO À GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA EM SERVIÇO SOCIAL”, promovida pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), em conjunto com outras entidades do setor.

A campanha veio a público em maio deste ano, por meio de vários vídeos, materiais gráficos, disponível de forma impressa e online, e até mesmo um spot de rádio, que estava sendo veiculado em rádios comunitárias em todo o país, com o objetivo de dizer não a graduação a distância em serviço social. Entretanto, o material estava causando constrangimentos aos profissionais (tutores de EaD) e aos alunos desta modalidade de ensino. Segundo o entendimento do juiz federal,  “o conteúdo em som e vídeos têm caráter altamente pejorativo ao ensino à distância em serviço social, abusando da simples crítica à qualidade daquele método. E expõem os consumidores deste método ao ridículo, tratando-os como pessoas de pouca inteligência e discernimento”, afirma em sua decisão.

Segundo Luis Gomes, presidente da ANATED, só se decidiu entrar com uma ação judicial  porque a todo o momento a campanha é um ataque direto aos tutores e aos estudantes dessa modalidade. “Quem se depara com o material fica indignado com o que vê. Por isso, quando nos deparamos com a violação de preceitos que regem a nossa própria existência, nos vimos na obrigação de sair em defesa aos ataques provocativos”, esclareceu o presidente.

A Liminar deferida determina que o conjunto CFESS recolha todo material gráfico impresso e informatizado (disponível para baixar via internet): cartaz, cartão postal, marcador de página de livros, adesivos – relacionados à campanha “Educação não é Fast-Food”, bem como a cessação da exibição de todos os vídeos e da transmissão do spot, em seus sites e em todas as emissoras de rádios do país.

Inteiro teor no blog da Anated:https://www.anated.org.br/

10/08/2011 10:19

Posicionamento contrário a Campanha do CFESS

A Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância - ABE-EAD reage contra a Campanha Nacional do CFESS.

Diante de mais uma campanha discriminatória e preconceituosa por parte do Conselho Federal de Serviço Social e da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social a ABE-EAD vem convidar a todos os estudantes e cidadãos que se sentirem prejudicados, ofendidos, discriminados ou mesmo revoltados com esta campanha absurda, para se manifestarem através do e-mail presidencia@estudantesead.org.br deixando seu depoimento e contatos para que possamos nos organizar e discutirmos um posicionamento geral dos estudantes.


Já existe um abaixo-assinado on-line:
https://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/8738

Para entender o caso:

O CFESS, CRESS, ABEPSS e ENESSO, estão demonstrando, através de sua campanha “preconceituosa” intitulada como "Educação não é Fast-Food" que de nada valeu a luta pela democratização da educação no Brasil. Essa campanha além de coagir os acadêmicos de EAD espalhando boatos de que o SERVIÇO SOCIAL na modalidade EAD será extinto e tem incentivado nas “entrelinhas” de suas publicações, um comportamento hostil aos acadêmicos do ensino a distância, colocando assim estudantes contra estudantes.

Em Porto Velho, muitos alunos estão sendo rejeitados para o estágio supervisionado. Ou seja, mesmo o curso estando totalmente legalizado junto ao Ministério da Educação – MEC, alunos EAD sofrem com o boicote por parte de alguns profissionais, se é que podemos chamar essas pessoas de profissionais. Por conta disso a ABE-EAD apoia a iniciativa dos estudantes de Serviço Social na modalidade EAD para o fim de campanhas preconceituosas como essa.

Deixe sua opinião postada.

Fonte:https://www.estudantesead.org.br//mod/forum/discuss.php?d=173

 

10/08/2011 00:00

“É preciso voltar brutalmente a atenção para o presente tal como é, se se quer transformá-lo”. (Gramsci)

O debate sobre a EaD está mais público após o Conselho Federal de Serviço Social - CFESS lançar a Campanha Nacional "Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social".

Leia o Artigo e poste sua opinião sobre esse debate.

  •  
  • EDUCAÇÃO NÃO É FAST FOOD: o EAD no Serviço Social.
  • Às vésperas do dia do/a Assistente Social, o Conjunto CFESS-CRESS, a ABEPSS e a ENESSO, com apoio do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES – SN), lançaram a campanha nacional “Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social”. Desde então, as entidades do Serviço Social brasileiro vêm recebendo inúmeras mensagens de apoio à luta em defesa da formação profissional com qualidade, mas, também, recebemos críticas de pessoas envolvidas com os cursos de graduação à distância em Serviço Social. Neste sentido, nossa campanha já revela seus primeiros frutos, pois estamos instaurando um debate público acerca da formação profissional e, consequentemente, dos rumos do ensino superior no país. O conteúdo teórico, empírico e político dessa campanha expressa o compromisso das entidades com a educação superior pública, gratuita, laica e de qualidade, voltada para atender às necessidades da população brasileira e enfrentar a precarização e mercantilização das políticas sociais, bem como as desigualdades no país. Essa bandeira de luta histórica é também de um conjunto de movimentos sociais que, ao incorporá-la, evidencia que a graduação com qualidade e gratuidade não se coaduna com os cursos de graduação à distância. Leia o CFESS Manifesta: https://www.cfess.org.br/arquivos/cfessmanifesta2011_campanhaEAD_FINALIZADO.pdf 

     

    Blog

    13/09/2011 16:39

    DISCUTINDO SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS...

    "Se por um lado, as novas tecnologias vêm sendo largamente utilizadas pelo grande capital como poupadoras de mão-de-obra, ocasionando, por conta do tipo de uso social posto em prática, fortes impactos para os trabalhadores, por outro, tais tecnologias, ao trazerem consigo a contraditoriedade do...
    13/09/2011 16:09

    40º Encontro Nacional reafirma: “Educação não é fast-food”

    Campanha foi tema de debate da segunda mesa de evento. Proibição de circulação do material gráfico continua valendo Mesa-redonda debateu a campanha "Educação não é fast-food" (foto: Diogo Adjuto) Em um encontro que reúne conselheiros/as e assistentes sociais de base dos CRESS das 27 unidades...
    13/09/2011 16:06

    ANATED consegue liminar para retirar campanha “Educação não é Fast-Food” do ar

    Em ação cautelar promovida pela Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância (ANATED), o juiz federal Haroldo Nader, da 8ª Vara da Subseção Judiciária em Campinas - SP, concedeu liminar no último dia 28, determinando a cessação da campanha publicitária “EDUCAÇÃO NÃO É FAST-FOOD - DIGA...
    10/08/2011 10:19

    Posicionamento contrário a Campanha do CFESS

    A Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância - ABE-EAD reage contra a Campanha Nacional do CFESS. Diante de mais uma campanha discriminatória e preconceituosa por parte do Conselho Federal de Serviço Social e da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social a ABE-EAD vem...
    10/08/2011 00:00

    “É preciso voltar brutalmente a atenção para o presente tal como é, se se quer transformá-lo”. (Gramsci)

    O debate sobre a EaD está mais público após o Conselho Federal de Serviço Social - CFESS lançar a Campanha Nacional "Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social". Leia o Artigo e poste sua opinião sobre esse debate.   EDUCAÇÃO NÃO É FAST FOOD: o EAD...

    Blog

    13/09/2011 16:39

    DISCUTINDO SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS...

    "Se por um lado, as novas tecnologias vêm sendo largamente utilizadas pelo grande capital como poupadoras de mão-de-obra, ocasionando, por conta do tipo de uso social posto em prática, fortes impactos para os trabalhadores, por outro, tais tecnologias, ao trazerem consigo a contraditoriedade do...
    13/09/2011 16:09

    40º Encontro Nacional reafirma: “Educação não é fast-food”

    Campanha foi tema de debate da segunda mesa de evento. Proibição de circulação do material gráfico continua valendo Mesa-redonda debateu a campanha "Educação não é fast-food" (foto: Diogo Adjuto) Em um encontro que reúne conselheiros/as e assistentes sociais de base dos CRESS das 27 unidades...
    13/09/2011 16:06

    ANATED consegue liminar para retirar campanha “Educação não é Fast-Food” do ar

    Em ação cautelar promovida pela Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância (ANATED), o juiz federal Haroldo Nader, da 8ª Vara da Subseção Judiciária em Campinas - SP, concedeu liminar no último dia 28, determinando a cessação da campanha publicitária “EDUCAÇÃO NÃO É FAST-FOOD - DIGA...
    10/08/2011 10:19

    Posicionamento contrário a Campanha do CFESS

    A Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância - ABE-EAD reage contra a Campanha Nacional do CFESS. Diante de mais uma campanha discriminatória e preconceituosa por parte do Conselho Federal de Serviço Social e da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social a ABE-EAD vem...
    10/08/2011 00:00

    “É preciso voltar brutalmente a atenção para o presente tal como é, se se quer transformá-lo”. (Gramsci)

    O debate sobre a EaD está mais público após o Conselho Federal de Serviço Social - CFESS lançar a Campanha Nacional "Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social". Leia o Artigo e poste sua opinião sobre esse debate.   EDUCAÇÃO NÃO É FAST FOOD: o EAD...

    Blog

    13/09/2011 16:39

    DISCUTINDO SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS...

    "Se por um lado, as novas tecnologias vêm sendo largamente utilizadas pelo grande capital como poupadoras de mão-de-obra, ocasionando, por conta do tipo de uso social posto em prática, fortes impactos para os trabalhadores, por outro, tais tecnologias, ao trazerem consigo a contraditoriedade do...
    13/09/2011 16:09

    40º Encontro Nacional reafirma: “Educação não é fast-food”

    Campanha foi tema de debate da segunda mesa de evento. Proibição de circulação do material gráfico continua valendo Mesa-redonda debateu a campanha "Educação não é fast-food" (foto: Diogo Adjuto) Em um encontro que reúne conselheiros/as e assistentes sociais de base dos CRESS das 27 unidades...
    13/09/2011 16:06

    ANATED consegue liminar para retirar campanha “Educação não é Fast-Food” do ar

    Em ação cautelar promovida pela Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância (ANATED), o juiz federal Haroldo Nader, da 8ª Vara da Subseção Judiciária em Campinas - SP, concedeu liminar no último dia 28, determinando a cessação da campanha publicitária “EDUCAÇÃO NÃO É FAST-FOOD - DIGA...
    10/08/2011 10:19

    Posicionamento contrário a Campanha do CFESS

    A Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância - ABE-EAD reage contra a Campanha Nacional do CFESS. Diante de mais uma campanha discriminatória e preconceituosa por parte do Conselho Federal de Serviço Social e da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social a ABE-EAD vem...
    10/08/2011 00:00

    “É preciso voltar brutalmente a atenção para o presente tal como é, se se quer transformá-lo”. (Gramsci)

    O debate sobre a EaD está mais público após o Conselho Federal de Serviço Social - CFESS lançar a Campanha Nacional "Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social". Leia o Artigo e poste sua opinião sobre esse debate.   EDUCAÇÃO NÃO É FAST FOOD: o EAD...

    Blog

    13/09/2011 16:39

    DISCUTINDO SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS...

    "Se por um lado, as novas tecnologias vêm sendo largamente utilizadas pelo grande capital como poupadoras de mão-de-obra, ocasionando, por conta do tipo de uso social posto em prática, fortes impactos para os trabalhadores, por outro, tais tecnologias, ao trazerem consigo a contraditoriedade do...
    13/09/2011 16:09

    40º Encontro Nacional reafirma: “Educação não é fast-food”

    Campanha foi tema de debate da segunda mesa de evento. Proibição de circulação do material gráfico continua valendo Mesa-redonda debateu a campanha "Educação não é fast-food" (foto: Diogo Adjuto) Em um encontro que reúne conselheiros/as e assistentes sociais de base dos CRESS das 27 unidades...
    13/09/2011 16:06

    ANATED consegue liminar para retirar campanha “Educação não é Fast-Food” do ar

    Em ação cautelar promovida pela Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância (ANATED), o juiz federal Haroldo Nader, da 8ª Vara da Subseção Judiciária em Campinas - SP, concedeu liminar no último dia 28, determinando a cessação da campanha publicitária “EDUCAÇÃO NÃO É FAST-FOOD - DIGA...
    10/08/2011 10:19

    Posicionamento contrário a Campanha do CFESS

    A Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância - ABE-EAD reage contra a Campanha Nacional do CFESS. Diante de mais uma campanha discriminatória e preconceituosa por parte do Conselho Federal de Serviço Social e da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social a ABE-EAD vem...
    10/08/2011 00:00

    “É preciso voltar brutalmente a atenção para o presente tal como é, se se quer transformá-lo”. (Gramsci)

    O debate sobre a EaD está mais público após o Conselho Federal de Serviço Social - CFESS lançar a Campanha Nacional "Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social". Leia o Artigo e poste sua opinião sobre esse debate.   EDUCAÇÃO NÃO É FAST FOOD: o EAD...

    Contato

    EaD em Debate

    josaneortiz@gmail.com

    Pesquisar no site

    Blog

    13/09/2011 16:39

    DISCUTINDO SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS...

    "Se por um lado, as novas tecnologias vêm sendo largamente utilizadas pelo grande capital como poupadoras de mão-de-obra, ocasionando, por conta do tipo de uso social posto em prática, fortes impactos para os trabalhadores, por outro, tais tecnologias, ao trazerem consigo a contraditoriedade do...
    13/09/2011 16:09

    40º Encontro Nacional reafirma: “Educação não é fast-food”

    Campanha foi tema de debate da segunda mesa de evento. Proibição de circulação do material gráfico continua valendo Mesa-redonda debateu a campanha "Educação não é fast-food" (foto: Diogo Adjuto) Em um encontro que reúne conselheiros/as e assistentes sociais de base dos CRESS das 27 unidades...
    13/09/2011 16:06

    ANATED consegue liminar para retirar campanha “Educação não é Fast-Food” do ar

    Em ação cautelar promovida pela Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância (ANATED), o juiz federal Haroldo Nader, da 8ª Vara da Subseção Judiciária em Campinas - SP, concedeu liminar no último dia 28, determinando a cessação da campanha publicitária “EDUCAÇÃO NÃO É FAST-FOOD - DIGA...
    10/08/2011 10:19

    Posicionamento contrário a Campanha do CFESS

    A Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância - ABE-EAD reage contra a Campanha Nacional do CFESS. Diante de mais uma campanha discriminatória e preconceituosa por parte do Conselho Federal de Serviço Social e da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social a ABE-EAD vem...
    10/08/2011 00:00

    “É preciso voltar brutalmente a atenção para o presente tal como é, se se quer transformá-lo”. (Gramsci)

    O debate sobre a EaD está mais público após o Conselho Federal de Serviço Social - CFESS lançar a Campanha Nacional "Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social". Leia o Artigo e poste sua opinião sobre esse debate.   EDUCAÇÃO NÃO É FAST FOOD: o EAD...

    © 2011 Todos os direitos reservados.

    Crie um site grátisWebnode